Escolha uma Página

Você já deve ter encontrado uma amiga casualmente numa tarde aterafada e ter um bate-papo gostoso, daqueles nostálgicos que a gente lembra dos tempos de escola, de faculdade. Conta a vida de uma para outra. Como num passe de mágica, trinta ou quarenta minutos se passam com a leveza de cinco, porém você ficaria ali muito mais se tivesse tempo. Ambas se despedem trocando telefones e prometendo em breve marcar um café, um churrasco, mas passam dias, semanas, meses e lá se foram mais alguns anos e o encontro não aconteceu.

Por que a gente deixa para depois? Por que procrastinamos tanto? Por que temos tanto trabalho? Porque não dá para ter mais lazer? Por quê?

Parafraseando um desenho animado infantil, “são tantas perguntas!”. A questão é que não paramos para refletir acerca das respostas, não é mesmo?!

Eu tenho um palpite: é fato que não demos conta de tudo o que nos cerca. E digo mais: eu sou a prova viva e cabal, porém o quanto paramos para eleger as prioridades ou estamos agindo apenas de forma reativa? Então seguimos como bombeiros, verdadeiros apagadores de incêndio, fazendo apenas as coisas emergenciais. Aí, o lazer, o cuidado pessoal, os encontros, o hobby fica para amanhã.

E para mudar o cenário é preciso novas atitudes. Então vamos colocar a mão na massa? Ou melhor, na consciência? Eu sei, não é fácil, mas também não é impossível, por isso convido você a ter um momento (na realidade vários, porque depois que você iniciar, não para mais) de autoconhecimento, é saber o que quero, o que desejo, o que posso fazer. O resto? É o resto, para essas coisas, simplesmente, diga não. Acredito inclusive, que o maior desafio está nessa parte, porém, ser leal e verdadeiro consigo é primeiro passo e talvez metade do caminho para começar a organizar-se e estabelecer prioridades.

Quando você souber o que quer, destralhar do que não precisa é um processo mais tranquilo, porém, constantemente necessário. A Organização fluirá muito mais fácil. No início o processo pode parecer enfadonho, mas afirmo, mire na funcionalidade de seus dias, no tempo que ganhará com a transformação e o quanto economizará com isso, seja financeiramente ou emocionalmente e em breve você fica craque nesse quesito.

Lembre-se sempre: a organização não é um método de certo ou errado e sim um processo que funciona para você e os seus. Portanto, encontre a maneira que se encaixa a sua rotina. Outro aspecto importante que você deve levar em consideração é que ajustes são necessários de tempos em tempos, afinal, a vida muda e as soluções precisam ser ajustadas. Nada é engessado.

Agenda: Seja em papel ou digital, tenha a sua!

Vou te passar uma dica que considero mega importante: Tenha uma agenda! Seja em papel, ou se você for mais digital, utilizando o computador ou aplicativos de smart phone (já existem vários), para te auxiliar nessa atividade. E acima de tudo, anote! De nada vale a agenda se ela permanecer em branco. Ah, mesmo que você seja uma dona de casa, ou uma pessoa com memória de elefante, não use isso como justificativa para não anotar seus compromissos e atividades ali. Esse registro de informações vai servir de parâmetro para você perceber tudo o que faz, o que não faz e quanto tempo leva em cada atividade. É uma ótima maneira para habituar-se as mudanças. Eleja um dia para planejar a semana, o domingo pode ser um excelente dia. Dá para você anotar os compromissos, atividades das crianças e até mesmo uma previsão de cardápio, você conseguirá planejar as compras da semana e não se atropela com idas exageradas ou desnecessárias ao supermercado e também não esquece os compromissos importantes.

Assim você conseguirá mais facilmente ter rotina! Com ela tudo fica mais previsível e com menos gasto de energia. Vale frisar que rotina não é o mesmo que fazer as coisas britanicamente no mesmo horário e sim uma sequência. A rotina cabe também às atividades domésticas. Siga um roteiro de organização e limpeza, assim você faz um pouquinho por dia sem cansaço significativo e sem acúmulo.

Depois de você ter aberto mão daquilo que realmente não faz sentido a você e ter rotina estabelecida fica ainda mais fácil de ter anotações na sua agenda do tipo: Meu Momento! Que pode ser a leitura de um livro, manicure, ou um encontro despretensioso e demorado com várias amigas queridas.

Então, vamos tomar um café?!

×